Apesar de ser um processo natural, o nascimento dos dentes do siso frequentemente desencadeia uma série de problemas e desconfortos. Além da dor, pode resultar em apinhamento dental, inflamações, formação de cistos, tumores e até mesmo cáries.

A erupção desses dentes geralmente ocorre entre os 17 e 21 anos de idade, com cada indivíduo possuindo quatro dentes do siso, dois na parte superior e dois na parte inferior da boca.

Entenda mais sobre esses dentes e como lidar com o seu surgimento!

O que são dentes do siso? Os dentes do siso são molares que nascem na parte posterior da arcada dentária, formando o último conjunto de dentes molares. Eles ganham o apelido popular de “siso” ou “dente do juízo” devido ao fato de aparecerem na boca no final da adolescência ou início da idade adulta.

Problemas associados aos dentes do siso Embora em algumas situações esses dentes possam ser benéficos quando saudáveis e bem posicionados, na maioria das vezes, eles causam complicações. Posicionados de maneira inadequada, podem afetar os dentes vizinhos, o osso circundante e os nervos próximos a eles.

Os dentes do siso também podem ficar impactados, ou seja, não conseguem nascer completamente devido à falta de espaço na boca. A erupção parcial desses dentes cria uma abertura propícia à entrada de bactérias, resultando em infecção, dor, inchaço e dificuldade de movimentação da mandíbula.

Além disso, a dificuldade de higienização torna os dentes do siso parcialmente irrompidos mais suscetíveis a cáries e doenças gengivais, devido à sua localização de difícil acesso para escovação e uso de fio dental, o que pode comprometer a saúde bucal.

Quando extrair os dentes do siso? É recomendável a extração dos dentes do siso antes que problemas ocorram, evitando assim complicações e extrações dolorosas. A remoção tende a ser mais simples em pacientes jovens, quando os dentes ainda estão em estágio inicial de formação das raízes.

Últimos Posts

Acompanhe abaixo os últimos posts escritos pelo nosso time

Traumatismo dentário

O traumatismo dentário deve ser sempre considerado uma emergência e tratado imediatamente para evitar dor, facilitar o reposicionamento dos dentes deslocados e melhorar o prognóstico

Leia mais >>

Anestesia no tratamento de canal

Tratamento de canal dói mesmo com anestesia? Não, não existe razão para preocupação. Apesar dos preconceitos difundidos sobre as visitas ao dentista e a possível

Leia mais >>

Língua presa

A anquiloglossia, mais conhecida como língua presa, é uma condição em que o frênulo lingual, a estrutura abaixo da língua, é mais curta do que

Leia mais >>