Sentir um latejar nos dentes é uma sensação incômoda que pode interferir na alimentação e até mesmo no sono. Às vezes, não é apenas a dor, mas a percepção de algo pulsando ao lado do rosto que perturba a tranquilidade. Você sabe a origem dessa dor?

A sensação de latejar nos dentes geralmente está associada à inflamação na polpa do dente, conhecida como pulpite. Embora menos frequente, essa pulsação nos dentes também pode ser resultado de condições como bruxismo ou cáries.

Essa dor pulsante no dente é frequentemente relatada por pessoas que passaram por um tratamento de canal. No entanto, não deve ser considerada normal, pois pode indicar infecção nos tecidos ósseos e periodontais, trincas ou fraturas, ou até mesmo um procedimento de restauração mal executado.

Durante o tratamento de canal, o dentista remove a polpa do dente afetado (por exemplo, devido a uma cárie profunda), realiza a limpeza da região e preenche com um material apropriado. Embora o procedimento seja delicado e possa causar sensibilidade, o dentista geralmente recomenda o uso de anti-inflamatórios e/ou antibióticos para prevenir a dor pulsante após o canal, além de outros desconfortos.

Se, após o procedimento, a sensação de pulsar persistir, pode ser que o dente apresente um canal secundário não identificado durante o tratamento. Nesse caso, é aconselhável procurar o dentista para avaliação e tratamento adequado.

Reforçando: se a pulsação no dente for constante, é crucial marcar uma consulta com o dentista. O mesmo se aplica à dor pulsante após o canal. No entanto, se a situação não for grave e a pulsação for pontual, algumas medidas caseiras podem ser adotadas. Isso inclui bochechos com água e sal, aplicação de gelo, compressas frias, bochechos com gengibre, e o uso de anestésicos e analgésicos.

No caso de quem passou por um procedimento de canal, é aconselhável questionar o dentista sobre como agir caso sinta essa pulsação, além de identificar sinais de alerta que possam exigir um retorno ao consultório.

Quanto aos medicamentos para aliviar a dor pulsante, analgésicos de venda livre, como dipirona, paracetamol, ibuprofeno, naproxeno e diclofenaco sódico, podem ser utilizados. Para aplicações tópicas, opções como benzocaína ou lidocaína podem ser consideradas. No entanto, é fundamental não tomar ou aplicar qualquer medicamento sem a recomendação prévia do dentista, especialmente após um tratamento de canal.

Últimos Posts

Acompanhe abaixo os últimos posts escritos pelo nosso time

Traumatismo dentário

O traumatismo dentário deve ser sempre considerado uma emergência e tratado imediatamente para evitar dor, facilitar o reposicionamento dos dentes deslocados e melhorar o prognóstico

Leia mais >>

Anestesia no tratamento de canal

Tratamento de canal dói mesmo com anestesia? Não, não existe razão para preocupação. Apesar dos preconceitos difundidos sobre as visitas ao dentista e a possível

Leia mais >>

Língua presa

A anquiloglossia, mais conhecida como língua presa, é uma condição em que o frênulo lingual, a estrutura abaixo da língua, é mais curta do que

Leia mais >>