O que é e para que serve a harmonização facial? A harmonização facial é um termo cada vez mais presente no mundo da beleza. Trata-se de um conjunto de técnicas que tem como objetivo promover a harmonia e equilíbrio estético do rosto, realçando suas características naturais e minimizando pontos que desagradam o paciente.

Essa intervenção envolve diferentes procedimentos, que visam corrigir ou melhorar características específicas da face. Um dos principais objetivos dela é promover um resultado discreto, valorizando a individualidade de cada pessoa.

Leia também: Harmonização Facial Na Odontologia: 12 Procedimentos Possíveis

Assim, a ideia do tratamento não é transformar completamente a aparência, mas sim realçar a beleza única de cada um. É importante destacar que ela deve ser sempre realizada por profissionais qualificados e experientes, que tenham uma visão estética apurada e respeitem os limites e proporções faciais.

Quais os benefícios da harmonização facial? São vários os benefícios de investir na harmonização facial e o mais importante deles é que os métodos utilizados são menos invasivos em relação a cirurgia plástica tradicional. Isso porque as técnicas são mais simples e a recuperação do paciente no pós-operatório é consideravelmente rápida.

Além disso, outras vantagens dessa intervenção estética são a correção de pequenas imperfeições no rosto, o atenuamento de linhas de expressão ou rugas e a garantia de mais simetria à face.

O procedimento também pode ter um impacto positivo na autoestima e na confiança das pessoas. Afinal, ao corrigir e realçar características faciais, muitas pessoas encontram uma maior satisfação com a própria aparência, o que reflete em outros aspectos da vida cotidiana.

Conheça os principais procedimentos associados a harmonização facial Como já dito, existem diversos procedimentos que são associados à harmonização facial. As intervenções que serão utilizadas no seu caso dependerão da avaliação do profissional que irá realizar o tratamento.

Normalmente, o cirurgião dentista responsável realizará uma avaliação prévia da sua estrutura óssea, proporções faciais, qualidade da pele e, claro, irá considerar suas expectativas estéticas. Com base nessa análise, são indicadas as técnicas mais adequadas para alcançar os resultados desejados, sempre considerando a naturalidade e a individualidade de cada pessoa.

Conheça as principais, a seguir:

Aplicação de botox O uso de botox, como também é chamada a toxina botulínica, é indicado para corrigir marcas de expressão. Ela é comumente aplicada nas regiões da:

testa; canto dos olhos; sobrancelhas; entre outras. Essa substância também pode ser utilizada para resolver problemas como sorriso gengival e bruxismo (em casos bem específicos).

Bichectomia A bichectomia é uma cirurgia que remove as bolas de Bichat, um tecido gorduroso localizado na região das bochechas. Essa técnica tem o intuito de melhorar o formato facial diminuindo o tamanho da região e também o mordiscamento da mucosa.

Preenchimento facial O preenchimento facial é a técnica que utiliza o ácido hialurônico. Essa substância é um preenchedor reabsorvível, que pode ser usado:

na modelação nasal e dos lábios; no preenchimentos de olheiras; na redução de rugas próximas à boca, conhecidas como o bigode chinês dentre outros. Preenchimento labial O preenchimento labial segue os mesmos princípios do facial, porém, o objetivo é dar mais volume e delinear a boca. O procedimento é feito sob anestesia local.

Lifting orofacial O lifting orofacial é um processo não cirúrgico realizado por meio de fios específicos, ele costuma ser utilizado para tratar a flacidez na face.

Rinomodelação A rinomodelação lança mão do ácido hialurônico para corrigir imperfeições no nariz. É recomendado para quem tem assimetrias e imperfeições leves, como para levantar a ponta do nariz.

Qual o papel do cirurgião dentista na realização da harmonização facial? Conforme o Conselho Federal de Odontologia (CFO), cirurgiões dentistas são qualificados para o tratamento de harmonização orofacial. De acordo com a entidade, eles possuem especialização e capacidade técnica para realizar o procedimento acompanhando o paciente até o pós-operatório.

O diferencial desses profissionais é que eles são muito qualificados para intervir na face do paciente, pois estudaram e se especializaram especificamente nesta área do corpo. Os consultórios odontológicos estão tecnológicos e quem atua na área está em constante busca por aprimoramento, respeitando a ciência e seus limites.

No entanto, quem deseja investir nessa técnica precisa ter cautela no momento de escolher o responsável. É recomendado ainda que o paciente avalie o histórico do profissional, buscando depoimentos e fotos de outros pacientes que passaram pelo mesmo processo.

Últimos Posts

Acompanhe abaixo os últimos posts escritos pelo nosso time

Dente de leite com cárie

A cárie dentária é uma condição infecciosa, transmissível e multifatorial, resultado da interação de quatro principais elementos: dentes suscetíveis, micro-organismos, dieta e tempo. A relação

Leia mais >>

Dente Incluso

s dentes inclusos, também conhecidos como dentes impactados ou retidos, são aqueles que não conseguem emergir na cavidade bucal e permanecem abaixo da gengiva (inclusos)

Leia mais >>