A odontologia passou por significativas evoluções recentes, e uma das áreas que sofreu grandes transformações foi a implantodontia. Com o advento de novas tecnologias e a utilização de diversos materiais, surgiram muitas inovações e abordagens diferentes no tratamento, como é o caso da prótese Overdenture.

Esta técnica possibilita a reabilitação oral de pacientes que perderam todos os dentes. Em outras palavras, restaura a funcionalidade das arcadas dentárias, preservando as estruturas faciais e, ao mesmo tempo, promovendo maior saúde bucal, bem-estar orgânico, autoestima e qualidade de vida. Interessante, não é mesmo?

O que é a prótese Overdenture?

A prótese Overdenture é um procedimento de implante dentário que substitui todos os dentes do paciente. Consiste na confecção de uma prótese total fixada por um sistema de encaixe em aproximadamente 2 implantes, proporcionando maior estabilidade e firmeza ao dispositivo.

É semelhante à prótese total, porém possui um encaixe sobre os implantes, proporcionando uma estabilidade e retenção muito superiores – mesmo não sendo uma prótese fixa, pois o paciente pode removê-la da boca.

Com esse tratamento, não é necessário instalar um pino para cada dente substituído, o que reduz a invasividade. A prótese Overdenture oferece a possibilidade de realizar um procedimento eficaz, mais simples e com um custo-benefício atrativo para substituir todos os dentes de uma só vez.

Tipos de prótese Overdenture

Existem dois tipos de fixação para a prótese Overdenture, sendo a variação referente ao sistema de fixação sobre os implantes, que pode ser por barra-clip ou oring.

Sistema de fixação barra-clip: Este sistema utiliza uma barra que conecta os implantes, enquanto a prótese possui um clipe de plástico que se encaixa nessa barra, mantendo a peça fixa no lugar.

Sistema de fixação oring: Diferentemente do sistema anterior, neste não há presença de uma barra. No oring, utiliza-se um tipo de borracha na prótese total, gerando pressão e mantendo-a apoiada e suspensa.

Diferença entre prótese protocolo e Overdenture

Ambas, a prótese Overdenture e a protocolo, são usadas para tratar pacientes sem dentes na arcada dentária. A distinção entre elas está na mobilidade do dispositivo, onde uma é móvel enquanto a outra é totalmente fixa.

A Overdenture possui um sistema de encaixe que a mantém presa, permitindo que o paciente a remova para higienização. Por outro lado, a protocolo, é fixa, parafusada sobre os implantes. O paciente não consegue removê-la.

A manutenção e higienização da prótese protocolo são realizadas exclusivamente pelo dentista, pois requer a remoção dos parafusos.

Indicação da Overdenture

Como mencionado, a prótese Overdenture é indicada para pacientes que perderam todos os dentes ou sofreram uma perda significativa. Ela é ideal também para pessoas com falta de osso suficiente para suportar uma prótese comum (dentadura), pois, caso contrário, a dentadura seria instável na boca.

A única contraindicação para a prótese Overdenture ocorre se o paciente não tiver osso suficiente para a instalação dos implantes. No entanto, em alguns casos, é viável realizar enxerto ósseo prévio ao tratamento para aprimorar essa base e possibilitar a colocação dos pinos.

Instalação da prótese Overdenture

Na instalação da prótese Overdenture são fixados dois implantes, geralmente, embora até três possam ser colocados. O procedimento segue o mesmo princípio dos tratamentos com implantes unitários.

Após a cirurgia para fixação do pino no osso, aguarda-se o período de osseointegração, variando de 3 a 6 meses. Quando essa integração ocorre, ocorre a reabertura do implante para inserir os componentes, realiza-se a moldagem e a instalação da prótese.

Vantagens da prótese Overdenture

A prótese Overdenture apresenta vantagens em relação às próteses comuns, como as dentaduras, e até mesmo à protocolo. No primeiro caso, a vantagem está na retenção e estabilidade muito maiores, devido à base de implantes.

A grande vantagem está na capacidade do paciente de remover o dispositivo em casa e higienizá-lo. Isso proporciona maior autonomia e minimiza o acúmulo de resíduos.

Desvantagens da prótese Overdenture

Apesar de ter uma fixação superior em comparação às próteses convencionais, a Overdenture ainda apresenta alguma movimentação, ela pode ter alguma movimentação, mesmo com a estabilidade e retenção, especialmente quando o clip ou oring começam a desgastar.

Esse desgaste é natural e pode ser facilmente resolvido trocando-se o clip ou oring. Portanto, visitas regulares para manutenção são essenciais.

Limpeza e Manutenção

Em casa, a manutenção realizada pelo paciente é a limpeza durante a higienização bucal. É ideal retirar todos os dias para higienizar, mas não a todo momento. Uma ou duas vezes no máximo para não sobrecarregar o implante.

Ele ressalta a importância de manter o acompanhamento com o dentista para substituir o clip ou oring. As consultas devem ocorrer no máximo a cada 6 meses, sendo ideal intervalos de 3 a 4 meses.

Durabilidade da prótese Overdenture

A durabilidade do implante dentário com prótese Overdenture é variável. O pino pode durar a vida toda se a saúde bucal e orgânica for mantida. Quanto à prótese, desgastes podem ocorrer dependendo dos hábitos alimentares e gerais de cada indivíduo.

Hábitos como morder objetos duros, como amendoim ou pipoca, e roer unhas podem reduzir a durabilidade da prótese, pois isso está relacionado à oclusão do paciente e ao bruxismo, onde os dentes se desgastam mais. Então, varia muito caso a caso.

Custo da prótese Overdenture

O valor da prótese Overdenture varia dependendo do profissional que aplica a técnica, do material utilizado na prótese e até mesmo da região onde está localizada a clínica.

Lembre-se sempre de consultar um dentista especializado em implantes para colocar uma prótese Overdenture. Assim, você receberá um atendimento personalizado, considerando todas as suas necessidades, e garantirá a aplicação correta da técnica para alcançar resultados funcionais e estéticos excelentes.

Últimos Posts

Acompanhe abaixo os últimos posts escritos pelo nosso time

Traumatismo dentário

O traumatismo dentário deve ser sempre considerado uma emergência e tratado imediatamente para evitar dor, facilitar o reposicionamento dos dentes deslocados e melhorar o prognóstico

Leia mais >>

Anestesia no tratamento de canal

Tratamento de canal dói mesmo com anestesia? Não, não existe razão para preocupação. Apesar dos preconceitos difundidos sobre as visitas ao dentista e a possível

Leia mais >>

Língua presa

A anquiloglossia, mais conhecida como língua presa, é uma condição em que o frênulo lingual, a estrutura abaixo da língua, é mais curta do que

Leia mais >>