A ocorrência de inchaço na gengiva não é uma condição natural. Quando a gengiva incha, isso é um sinal de alerta indicando que algo está errado na região, podendo ser um acúmulo de resíduos alimentares, o início de gengivite ou outros problemas.
A cor avermelhada na gengiva é normal?
Se a sua gengiva é naturalmente rosada, a vermelhidão pode ser um indício de inflamação. O diagnóstico depende da tonalidade natural da sua gengiva. É perceptível que há inflamação quando a gengiva apresenta aparência inchada e a cor está mais intensa e forte do que o habitual.
Sinais de gengiva inflamada
A alteração na coloração é apenas um dos sinais de gengiva inflamada. Confira a lista de sintomas que indicam inflamação na gengiva:
Inchaço na gengiva; Dor na gengiva; Sangramento gengival durante a escovação e uso do fio dental; Mau hálito; Descolamento da gengiva do dente; Recessão gengival. O inchaço na gengiva pode indicar inflamação, mas essa não é a única possibilidade. Outros motivos para o inchaço da gengiva incluem o uso inadequado do fio dental, má higiene bucal, entre outros fatores.
O que causa o inchaço na gengiva?
O inchaço na gengiva pode ser causado por inflamação, presença de corpos estranhos e também por infecção. Por exemplo, se você tem o hábito de roer as unhas, pequenos fragmentos podem entrar na gengiva e causar o inchaço.
Gengiva inchada na parte de trás
O inchaço na gengiva na parte posterior pode ser resultado de escovação inadequada, presença de corpos estranhos e também do hábito de fumar. Portanto, o inchaço na gengiva na região posterior da boca pode surgir simultaneamente com inchaço em outras partes da boca e outros sintomas.
Gengiva inchada e dolorida
Geralmente, o inchaço da gengiva é ocasionado pelo acúmulo de placa bacteriana em torno e acima dos dentes. Como mencionado, uma das causas mais comuns de inflamação na gengiva é a presença de resíduos alimentares nos dentes. Assim, a dor é um sintoma do inchaço da gengiva, indicando infecção e inflamação no local.
Gengiva inchada devido ao aparelho
O uso de aparelho ortodôntico não é uma causa direta de dor ou inchaço na gengiva. Se você está enfrentando esse problema, é possível que precise reforçar a higiene bucal para eliminar a placa bacteriana, utilizando escova interdental, fio dental, enxaguantes bucais, entre outros métodos.
Gengiva inchada: o que fazer?
Para reduzir o inchaço da gengiva, um bom método é fazer bochechos com água morna e sal, o que auxilia no tratamento da gengivite. Se a causa do inchaço for inflamação, também é possível usar anti-inflamatórios.
Apesar de existirem remédios caseiros para aliviar o inchaço da gengiva e medicamentos de venda livre para dor, é essencial procurar um dentista para identificar a causa do inchaço na gengiva e determinar o tratamento adequado.
Tratamento para gengiva inchada
A primeira medida ao sentir inchaço na gengiva é procurar um dentista para relatar os sintomas. O tratamento para o inchaço na gengiva depende da sua causa. Em casos de gengivite, recomenda-se:
Melhorar a higiene bucal; Usar regularmente o fio dental; Evitar enxaguantes bucais com álcool; Fazer bochechos com água morna e sal; Manter uma alimentação saudável e estar bem hidratado; Evitar alimentos que possam piorar o quadro, como refrigerantes e bebidas com cafeína; Abster-se de álcool e tabaco; Não mexer na gengiva; Utilizar pomadas e remédios somente sob orientação do dentista.
Prevenir o inchaço na gengiva é a melhor abordagem, mantendo uma boa higiene oral e evitando hábitos prejudiciais, como palitar os dentes, roer unhas, não escovar os dentes após as refeições, entre outros.