A retração gengival é a diminuição do tecido na linha da gengiva, resultando na exposição da raiz do dente. Geralmente, a retração ocorre no tecido delicado e fino das gengivas, em resposta a uma escovação agressiva ou ao uso de pastas dentais abrasivas, como as destinadas ao clareamento ou controle do tártaro. Também pode ser causada por lesões ou, mais comumente, pelo processo natural de envelhecimento. A maioria das pessoas apresenta uma retração gengival leve.

A retração também pode levar os dentes a ficarem muito sensíveis ao frio, a alimentos doces ou ao toque. Em alguns casos, está associada à perda óssea e torna os dentes mais suscetíveis a cáries na raiz.

Tratamento para retração gengival

  • Pastas dentais dessensibilizantes para dentes sensíveis
  • Técnica de escovação especializada
  • Às vezes, enxerto gengival

O tratamento da retração gengival é necessário quando as gengivas ou os dentes perdem a faixa espessa de tecido que protege o osso subjacente. Também é indicado quando há acúmulo de placa, resultando em gengivas inchadas e com sangramento, sendo difícil de remover.

Para pessoas com retração ou sensibilidade leve, os dentistas podem aplicar uma substância que reduz a sensibilidade dos dentes. Recomendam o uso de uma pasta de dentes dessensibilizante ou outra pasta suave que não contenha abrasivos potentes encontrados em pastas de clareamento ou controle de tártaro. Além disso, orientam o uso de uma escova de cerdas macias e uma técnica de escovação que limpa os dentes na linha da gengiva, movendo as cerdas suavemente para frente e para trás em um ângulo de 45 graus em relação aos dentes. Essas medidas ajudam a evitar que a retração piore, mas não a curam.

Para casos graves de retração, o tratamento envolve um procedimento de enxerto, onde tecido mole do palato ou de doadores comerciais é suturado sobre a área afetada.

 

Últimos Posts

Acompanhe abaixo os últimos posts escritos pelo nosso time

Traumatismo dentário

O traumatismo dentário deve ser sempre considerado uma emergência e tratado imediatamente para evitar dor, facilitar o reposicionamento dos dentes deslocados e melhorar o prognóstico

Leia mais >>

Anestesia no tratamento de canal

Tratamento de canal dói mesmo com anestesia? Não, não existe razão para preocupação. Apesar dos preconceitos difundidos sobre as visitas ao dentista e a possível

Leia mais >>

Língua presa

A anquiloglossia, mais conhecida como língua presa, é uma condição em que o frênulo lingual, a estrutura abaixo da língua, é mais curta do que

Leia mais >>